Jatropha Manual, Section 1 (Portuguese)

Report frontpage
Jatropha Manual, Section 1 (Portuguese)

Jatropha curcas L. (nome científico) é muitas vezes referida como ‘Jatropha’. É uma planta que produz sementes com alto teor de óleo. As sementes são tóxicas e, em princípio, não-comestíveis. A Jatropha cresce em condições (sub) tropicais e pode resistir a condições de severas secas e solo com pouca fertilidade. Pelo fato Jatropha é capaz de crescer as margens do solo, isso pode ajudar a recuperar terras com problemas de erosão. Como não é um alimento ou cultura de forragem, desempenha um papel importante na dissuasão de gado, e assim protege outros cultivos alimentícios valiosos.

O atual interesse dos investidores, agricultores e ONGs sobre a Jatropha é principalmente devido ao seu potencial como uma cultura de energia. Da semente da Jatropha pode ser retirado um bio–óleo que tem boas características para combustão direta em motores de ignição por compressão ou para a produção de biodiesel. O bio–óleo pode também ser a base para a fabricação de sabão. Os resíduos das sementes são bons fertilizantes e podem ser usados para a produção de biogás. A Jatropha é uma cultura promissora com muitas aplicações. A tecnologia está em sua infância e à beira da comercialização. As expectativas são altas. Os primeiros experimentos estão em curso, mas não tem sido realizado muito até agora. A FACT (Fuels from Agriculture in Communal Technology - Combustíveis provenientes da agricultura em Parceria com a Tecnologia) tem ganhado muita experiência em muitos projetos pilotos e tem encontrado muitos obstáculos e problemas iniciais. Em muitos projetos eles têm tentado resolver esses problemas. O objetivo desse manual é compartilhar os conhecimentos mais recentes sobre todos os aspectos da Jatropha com profissionais e outras pessoas envolvidas na utilização da Jatropha para o desenvolvimento local, com o bio-combustível como opção mais interessante.

Dentro do contexto, o foco principal desse manual será como começar uma plantação, o
processamento dos frutos, sementes, óleo e a utilização do óleo para o desenvolvimento local. Cada tema é abordado em mais detalhe a capítulos apropriados.

Este capítulo introdutório descreve as características básicas e globais da Jatropha. Inclui a descrição botânica, ecologia, distribuição geográfica, aplicações da Jatropha e do óleo, questões de sustentabilidade e relatório de esboço.

Publication year
Institutions